Ficha de Inventário

Figuras da História de Portugal - D. Dinis, João das Regras e D. João II

  • Museu: Museu da Assembleia da República
  • Nº de Inventário: MAR 2083
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Columbano Augusto Bordalo Pinheiro (-)
  • Datação: 1921/1925
  • Suporte: Tela.
  • Técnica: Óleo sobre tela.
  • Dimensões (cm): Alt. 328 x Larg. 209
  • Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular, encaixilhada em bite de madeira escura e colada na parede. Composição pictórica concebida em manchas largas e em tons de ocre, rosa claro, cinzento, sépia, preto, branco, azul esverdeado e vermelho, recriando um cenário com céu nebulado, que ocupa quase toda a metade superior da tela, e um murete com degraus, onde estão retratadas 3 figuras masculinas de corpo inteiro, em poses estáticas. Da esquerda para a direita: - O rei D. Dinis apresenta-se de pé, de frente para o espectador, voltado a três quartos para a direita, olhando nessa direcção e ligeiramente para cima. Tem o cabelo de comprimento médio, puxado para trás, de cor escura e liso, bigode e barba, olhos abertos, lábios finos e expressão inspirada. Traja vestes régias medievais, largas e compridas, cor de vinho com debrum dourado nos punhos e na roda, e calçado castanho. Tem o braço direito para baixo e o esquerdo flectido, com a respectiva mão cerrada sobre o peito. Parece recitar (talvez um poema da sua autoria); - D. João das Regras apresenta-se igualmente de pé, de costas para o espectador, voltado a três quartos para a direita e olhando nessa direcção. Everga beca académica completa, de cor negra (alusiva à sua destacada carreira universitária nos Estudos Gerais de Lisboa), tem o cabelo coberto pelo barrete, o rosto glabro e expressão solene. Tem o braço esquerdo para baixo e o direito flectido, com a respectiva mão segurando um papel. Parece ler alto (talvez a sua argumentação que conduziu à subida ao trono do Mestre de Avis); - O rei D. João II apresenta-se sentado, de frente para o espectador e olhando para a direita. Tem cabelo curto, puxado para trás, barba curta e expressão contemplativa. Enverga trajo régio renascentista, de cor sépia, com meias de cor verde seco e sapatos castanhos. Tem o cotovelo direito apoiado no murete, a cabeça apoiada na mão direita e o braço esquerdo flectido, com a respectiva mão apoiada na perna correspondente. Tem assinatura no canto inferior direito: «Columbano».
  • Incorporação: Encomenda ao autor

Bibliografia

  • AFONSO, Simonetta Luz; MOURÃO, Cátia e SILVA, Raquel Henriques da - Os Espaços do Parlamento - da Livraria das Necessidades ao Andar Nobre do Palácio das Cortes (1821-1903). Lisboa: Assembleia da República, 2003
  • FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
  • LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
  • NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
  • ELIAS, Margarida - A Recepção Crítica de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1987), dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2002.
  • ELIAS, Margarida - Columbano no seu Tempo (1857-1929), tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.