Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular, de topo semicircular, disposta na vertical, articulada (na horizontal) com outras duas telas à esquerda, formando com elas um tríptico.
Composição figurada, centralizada e historiada, representando uma reunião de várias personagens humanas masculinas ao ar livre, todas representadas de corpo inteiro, orientadas para a direita.
As figuras envergam trajos nobres. No primeiro plano, no canto inferior direito está um nobre adulto, de perfil para a esquerda, ajoelhado, com barrete frígio de cor verde, cabelo grisalho de tamanho médio e rosto barbado. Enverga trajo medieval de cor amarela e cinzenta e transporta uma bandeira branca com flor-de-liz. Faz-se acompanhar de um cão de porte médio, pelagem curta de cor castanha escura. No segundo plano estão 4 nobres adultos de cabeças cobertas e rostos barbados, cabelos castanhos, envergando mantos lavrados, um vermelho, outro dourado, outro cinzento e outro azul, transportando espadas (representam a Nobreza de Espada). Mais atrás vê-se um falcoeiro (trajando de cinzento) e um porta-estandartes (trajando de branco) e vislumbram-se várias cabeças de difícil identificação, algumas descobertas e outras cobertas. No plano de fundo vê-se parte de um castelo medieval, com torre ameada, recortado no céu nublado.
Não assinado e não datado.