Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular, de topo semicircular, disposta na vertical, articulada (na horizontal) com outras duas telas à direita, formando com elas um tríptico.
Composição figurada, centralizada e historiada, representando numerosas figuras num interior arquitectónico aparentemente religioso. No eixo central, em plano mais elevado, está uma estatueta representando uma figura masculina adulta, de pé, envergando hábito e segurando um livro e uma pequena embarcação (São Vicente, padroeiro da cidade de Lisboa). À esquerda vê-se uma pequena janela ogival aberta e à direita uma coroa de louros e uma bandeira gironada de branco e negro (Bandeira do Município de Lisboa, dita Bandeira de São Vicente, na versão de desfile - formato quadrado). Mais abaixo vêm-se 19 figuras humanas, 18 das quais masculinas e 1 feminina; à excepção de 1 (a 3ª do lado esquerdo), todas têm a cabeça coberta com capuzes, chapéus renascentistas, ou lenço (no caso da figura feminina). Cada uma representa a sua corporação, através de indumentária própria, objectos e estandartes, distinguindo-se um arquitecto (ao centro, trajando de branco e segurando a maqueta de um edifício na mão direita), um ourives (segurando um estandarte com um relicário em ouro), um escultor (segurando um estandarte com uma pequena imagem de Nossa Senhora com o Menino), um armeiro (segurando um arco e uma espada), um pescador (segurando uma rede de pesca e um estandarte com uma pequena embarcação), uma fiandeira (sentada, em baixo, trajando de roxo, com um fuso), um metalúrgico (com avental, martelo, bigorna e alicate), um tanoeiro (segurando um estandarte com pequeno barril), um sapateiro (segurando estandarte com uma pequena bota de cano alto) e um oleiro (segurando um estandarte com uma pequena vasilha).
Não assinado e não datado.