Descrição: Pintura a óleo sobre tela rectangular, encaixilhada em bite de madeira escura e colada na parede.
Composição pictórica concebida em manchas largas e em tons de ocre, rosa claro, cinzento, sépia, preto, branco, azul esverdeado e vermelho, recriando um cenário com céu nebulado, que ocupa quase toda a metade superior da tela, e um murete com degraus, onde estão retratadas 4 figuras masculinas de corpo inteiro, em poses estáticas. Da esquerda para a direita:
- Febo Moniz apresenta-se de pé, de costas para o espectador, olhando a três quartos para a esquerda. Tem o cabelo curto, de cor escura e o rosto barbado. Enverga trajo renascentista, composto por túnica de cor preta, golpeada nas mangas e no cós, calças justas de cor castanha e sapatos de cor castanha. Tem o braço esquerdo flectido, com a mão atrás das costas, e o braço direito para baixo, apontando para a frente;
- Padre António Vieira apresenta-se sentado, de frente para o espectador, a três quartos para a direita, com a cabeça voltada para o mesmo lado e olhando para cima. Tem o cabelo curto, de cor grisalha clara, parcialmente coberto por solidéu preto, o rosto barbado e a expressão inspirada. Everga batina preta e calçado da mesma cor. Tem o braço direito flectido, com a mão respetiva sobre um livro que apoia na perna correspondente, e ergue o braço esquerdo, apontando para o Céu, como se pregasse (em possível alusão aos seus conhecidos Sermões);
- O Conde de Castelo Melhor (D. Luis de Vasconcelos e Sousa) surge atrás do murete, parecendo estar de pé, e apresenta-se de frente para o espectador, olhando na direcção deste, a três quartos para a esquerda. Tem cabelo de tamanho médio, escuro, o rosto com bigode e a expressão séria. Enverga trajo seiscentista, do qual se vê apenas parte do casaco, de cor verde. Tem os braços flectidos, apoiados sobre o murete, com a mão direita apoiando a cabeça e a esquerda segurando luvas de cor clara. Regista-se a ausência da representação das pernas e pés da personagem;
- João Pinto Ribeiro apresenta-se de pé, de lado para o espectador e olhando para este, voltado para a esquerda. Tem o cabelo curto, escuro, muito liso e apartado ao lado, pequeno bigode e mosca e expressão alerta (em possível referência à sua implicação na Conspiração de 1640). Enverga trajo fino-seiscentista, composto por grande gola branca, túnica cor de vinho, calção largo, meias escuras e calçado castanho. Tem o braço direito flectido, com a mão apontando para cima, e o braço esquerdo para baixo, segurando um chapéu de aba larga.
Tem assinatura no canto inferior direito: «Columbano».
Incorporação: Encomenda ao autor
Bibliografia
AFONSO, Simonetta Luz; MOURÃO, Cátia e SILVA, Raquel Henriques da - Os Espaços do Parlamento - da Livraria das Necessidades ao Andar Nobre do Palácio das Cortes (1821-1903). Lisboa: Assembleia da República, 2003
FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
ELIAS, Margarida - A Recepção Crítica de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1987), dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2002.
ELIAS, Margarida - Columbano no seu Tempo (1857-1929), tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.