Descrição: Pintura a óleo sobre tela retangular, encaixilhada em bite de madeira escura e colada na parede.
Composição pictórica concebida em manchas largas e em tons de ocre, rosa claro, cinzento, sépia, preto, branco, azul esverdeado e vermelho, recriando um cenário com céu nebulado que ocupa toda a tela, dois degraus e uma estátua sobre um plinto. Ali estão retratadas 3 figuras masculinas de corpo inteiro, em poses estáticas. Da esquerda para a direita:
- Estátua representando figura feminina em idade jovem adulta, sentada, com ligeira torsão corporal. Tem a cabeça voltada para baixo, olhando nessa direção, o cabelo apanhado e o rosto de feições finas. Enverga toga cintada e comprida. Tem o braço esquerdo para baixo, ocultado pelas vestes, e o direito fletido, com a mão junto à coxa correspondente. Não apresenta atributos que permitam a sua identificação (poderá, no entanto, ser alusiva a um conceito relacionado com o Liberalismo, pela sua ligação às personagens retratadas na mesma tela);
- Manuel Fernandes Tomás apresenta-se de pé, de costas para o espectador e voltado para a esquerda, com a cabeça baixa, subindo o último degrau e parecendo saudar a estátua. Tem o cabelo curto, de cor escura, e enverga trajo oitocentista, composto por sobretudo de cor escura, calça justa, com meia branca sobreposta até ao joelho, e calçado escuro. Tem o braço esquerdo para baixo, com a respetiva mão segurando uma cartola, e o braço direito erguido, com a mão aberta e de palma voltada para cima (em possível alusão aos seus dotes de orador);
- Manuel Borges Carneiro apresenta-se de pé, de frente para o espectador e olhando na direção deste, a três quartos para a esquerda, com a cabeça voltada para o lado oposto. Tem o cabelo curto, puxado para a testa, rosto glabro e expressão afável. Enverga trajo oitocentista, composto por casaca castanha, camisa branca, calças bege com meia branca sobreposta até ao joelho, e calçado escuro. Tem os braços para baixo, com a mão esquerda apontando para o chão e a direita segurando uma cartola;
- Joaquim António de Aguiar apresenta-se de pé, de costas para o espectador, estando representado apenas na sua metade esquerda, parecendo "entrar em cena". Tem cabelo curto, grisalho claro, apresentando calvície no alto. Enverga trajo oitocentista, composto por sobretudo de cor escura, calça justa, com meia branca sobreposta até ao joelho, e calçado escuro. Tem o braço esquerdo para baixo, com a respetiva mão segurando uma cartola.
Tem assinatura no canto inferior direito: «Columbano».
Incorporação: Encomenda ao autor
Bibliografia
AFONSO, Simonetta Luz; MOURÃO, Cátia e SILVA, Raquel Henriques da - Os Espaços do Parlamento - da Livraria das Necessidades ao Andar Nobre do Palácio das Cortes (1821-1903). Lisboa: Assembleia da República, 2003
FRANÇA, José-Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa: Assembleia da República, 2000
LEITÃO, Joaquim - O Palácio de São Bento. Lisboa: Assembleia Nacional, 1945, p. 82.
NEVES, António Álvaro G. Soares - Catálogo do Museu Histórico-Bibliográfico privativo da Assembleia Nacional. Lisboa: Assembleia Nacional, Policopiado, 1940-1941
ELIAS, Margarida - A Recepção Crítica de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1987), dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2002.
ELIAS, Margarida - Columbano no seu Tempo (1857-1929), tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.